Teutônia - Projeto busca transformar rua em polo comercial..

  • 07/05/2019
  • 0 Comentário(s)

Teutônia - Projeto busca transformar rua em polo comercial..

Proposta prevê ampliação de calçadas, bancos, floreiras e piso tátil para deficientes visuais

Um dos principais projetos da administração municipal está próximo de se tornar realidade. Em 31 deste mês, ocorrerá a abertura dos envelopes para a definição da empresa responsável pela reestruturação da rua Capitão Schneider. O objetivo é transformar uma das mais importantes vias do bairro Canabarro em polo de atração turística e comercial.

O processo licitatório será na modalidade de concorrência, do tipo menor preço, e prevê a contratação de empresa especializada para execução da ampliação do passeio público, implantação de mobiliário urbano e paisagismo, implantação de rede drenagem pluvial e sistema de iluminação pública, bem como sinalização horizontal e vertical.

O valor estimado da obra é de R$ 816,4 mil, com recursos que integram o financiamento de R$ 5 milhões garantido junto ao Badesul. A área de interferência será de 4,1 mil metros quadrados, no trecho entre as ruas 7 de Setembro e 31 de Março.

Características

A calçada, com dois metros de largura, será de blocos de concreto (semelhante às das ruas Major Bandeira e Três de Outubro, no bairro Languiru) e contará com bancos e floreiras de concreto armado, além de piso tátil para deficientes visuais.

Calçadão, floreiras, bancos, entre outros itens arquitetônicos, fazem parte do projeto. A ideia inicial era de um calçadão semelhante ao de Estrela, com um projeto arquitetônico diferenciado. No entanto, após reuniões com comerciantes da via, a proposta foi ajustada para atender as demandas dos empreendedores locais, especialmente quanto à necessidade de mais estacionamentos. A via terá vagas rotativas nos dois lados e a pista será de dupla rodagem, continuando em sentido único.

“Sonho antigo”

É grande a expectativa dos comerciantes locais em relação às obras que transformarão a Capitão Schneider. De acordo com o vice-presidente de Comércio da CIC, Robson Luis de Souza, o projeto consiste em promessa antiga, que finalmente “está saindo do papel”. Segundo ele, o Executivo conseguiu garantir a participação dos principais interessados por meio de audiências públicas.

“Gostaríamos que isso já estivesse pronto. Consideramos que a reestruturação vai melhorar a muito situação do comércio. Vai agregar para todos”, opina Souza. Conforme ele, a novidade será um grande atrativo para que mais pessoas frequentem a área, de modo a impulsionar as atividades comerciais.

“Shopping a céu aberto”

“Neste projeto, procuramos atender tudo aquilo que for necessário, evitando novas obras no local após a revitalização concluída. Esta via é de suma importância para o município, pois agrega toda a diversidade comercial numa só rua, gerando emprego e renda e se configurando como um verdadeiro shopping a céu aberto”, enaltece o prefeito Jonatan Brönstrup.
Segundo o subsecretário de Planejamento e Mobilidade Urbana, Clemir Tavares de Jesus, o projeto contempla os anseios dos comerciantes. “Realizamos reuniões com os comerciantes da via, onde várias alterações foram propostas. Por isso, neste projeto, procuramos copiar fielmente as alterações sugeridas”, salienta.

ALEXANDRE MIORIM – alexandre@jornalahora.inf.br

Fonte: JORNAL A HORA

0 Comentários


Deixe seu comentário


Aplicativos


Locutor no Ar

DJ Monique

MUSICAL ALTO TAQUARI

00:00 - 07:30

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão AO VIVO, tente novamente mais tarde, obrigado!


Top 5

top1
1. The Beatles

Eleanor Rigby

top2
2. Jota Quest

Só Hoje

top3
3. Aline Barros

Casa do pai

top4
4. Anderson Freire

Acalma o meu coração

top5
5. Paula Fernandes

Pássaro de Fogo

Anunciantes